Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação
.17
Conferências Livres

Resumo da discussão do eixo I

Opções da Conferência Livre

Resumo da discussão do eixo I

Resumo da discussão do eixo I: Plano Nacional de Educação e Sistema Nacional de Educação: Organização e regularização.

A educação deve ser integral, com jornada ampliada, porém com qualidade, tirando o aluno do ócio e do convíveo do mau exemplo social deixando nossas crianças mais tempo no espaço escolar e com ambiente letrado e desafiador ao conhecimento. Para isso é necessário termos mais apoio, mais profissionais especializados, capacitados e melhor estrutura física. Evitando-se sobrecargas de horário. Isto poderia ser resolvido com a federalização de todos os níveis e modalidades de ensino e não a municipalização do mesmo. Desta maneira mostraríamos o real interesse do estado nacional e de seus cidadãos. Ficando aos demais níveis de governo a fiscalização, juntamente com a sociedade.

Professores clamam por uma revisão do plano de carreira e por uma gestão mais democrática nas escolas, onde as mesmas possam ter autonomia para gerenciamento de pessoal, financeiro, etc, com a co-participação de sua comunidade.

Pensamos que além da formação e capacitação, faz-se necessário melhorarmos o entendimento dos métodos pedagógicos que se quer, pois existem muitas críticas de uma para o outro e na prática ambas fracassam.

Programas sociais como Bolsa Família, devem rever algumas posições exigindo dos Pais e/ou Responsáveis não somente a frequência do aluno, mais dos pais na escola e notas dos alunos.

Também acreditamos de que nada adianta colocarmos alunos cada vez mais cedo nas escolas sem adequação dos espaços pedagógicos, empilhando seres humanos, tirando a responsabilidade das famílias e atribuindo exclusivamente as instituições de ensino.

Talvez, como sugestão, separarmos as escolas por faixas etárias. Exemplo, do 1º ao 5º ano em um escola, continuando do 6º ao 9º em outra e do 10º ao 12º em outra, evitando super lotação e dirigindo materiais específicos ás escolas, além de fazer como projetos de transporte e alimentação tenha eficácia.'

Nenhum recado criado
Nenhum tópico criado