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EIXO V: GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL

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EIXO V: GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL
  • EIXO V: GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL

    Participantes: Professores: Rafaela, Rúbia, Thaís, Mariana, Ângela, Lourdes, Lidiane, Rosana, Débora, Luciana, Dulcinéia.
    Alunos: Tiago, Jennifer, Cálita e Milena.
    A partir de 1970 foi dado início as mobilizações de toda a população em busca da qualidade do ensino público e a democratização do acesso a educação. Torna-se ne
    groups.wall 600 dias atrás

Participantes: Professores: Rafaela, Rúbia, Thaís, Mariana, Ângela, Lourdes, Lidiane, Rosana, Débora, Luciana, Dulcinéia.

Alunos: Tiago, Jennifer, Cálita e Milena.

A partir de 1970 foi dado início as mobilizações de toda a população em busca da qualidade do ensino público e a democratização do acesso a educação. Torna-se necessário a construção e o aperfeiçoamento dos espaços democráticos bem como a participação na tomada de decisões.

Para garantir as articulações propostas pela comunidade escolar é preciso que o gestor desempenhe um papel de representante das decisões resolvidas coletivamente, fazendo com que este não seja o centralizador das ações.

PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS:

·        transparência e controle social no uso de recursos públicos;

·        transferência direta dos recursos financeiros a escola, garantindo  participação da comunidade escolar no planejamento e na aplicação dos recursos;

·        articular políticas de acesso a inclusão;

·        ampliar as formações para os conselhos de educação;

·        institucionalizar a CONAE;

·        criar comissões de meio ambiente e qualidade de vida;

·        PDI para as IFES;

·        Movimentos sociais nos fóruns de políticas públicas educacionais;

·        Autonomia financeira, administrativa e pedagógica das IFES;

·        Fortalecer os conselhos superiores das IFES;

·        Criar e consolidar fóruns e conselhos;

·        Garantir a autonomia pedagógica, administrativa e financeira das instituições;

·        Estimular a participação da comunidade escolar na construção do PPP, currículo escolar, plano de gestão e regimento;

·        Constituir Grêmio Estudantil e APPs e oferecer espaço adequado para a sua organização;

·        Estabelecer diretrizes nacionais para a gestão democrática;

·        Educação com responsabilidade de todos;

·        Constituir fóruns para debater o financiamento da Educação e as diretrizes curriculares nacionais;

·        Estimular a  participação e fiscalização na gestão escolar.

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